#
Acompanhamentos e Feedbacks
Dentro da Struct, é responsabilidade da GP cuidar do relacionamento entre os membros e a empresa. Dessa maneira, se torna possível a identificação de problemas dentro da empresa antes que eles ocorram. Para cumprir esse objetivo, são realizados, de forma mensal, dois acompanhamentos distintos. O primeiro é chamado de S.P.A.C.E. e consiste em um acompanhamento mais rápido e objetivo por meio do preenchimento de um formulário para se ter uma visão geral da empresa e direcionar um pouco as perguntas do acompanhamento seguinte. O segundo é um acompanhamento pessoal chamado Struct Talk com o intuito de conversar com o membro e coletar os dados de maneira subjetiva. A ideia é que os dados coletados pelos dois acompanhamentos se complementarão por terem naturezas distintas (subjetiva e objetiva) permitindo que a diretoria possa agir diretamente para identificar e solucionar possíveis problemas.
#
S.P.A.C.E.
Conhecido originalmente como MAGIC, o SPACE é um formulário mensal com o objetivo de coletar dados dos membros de maneira objetiva e os entregando uma nota de 0 a 10. Cada sigla do SPACE corresponde uma pergunta cada qual com um significado diferente:
- S - Significado (Significado)
- O seu trabalho te inspira?
- P - Pertencimento (Conexão)
- Você sente que pertence à Struct?
- A - Autonomia (Autonomia)
- Você tem liberdade para usar seus talentos e habilidades na Struct?
- C - Crescimento (Crescimento)
- Você se sente desafiado no que faz na Struct?
- E - Efeito (Impacto)
- Você sente que seu trabalho faz a diferença na empresa?
Além das 5 perguntas padrão, é recomendável a inclusão de uma ou mais novas perguntas com temas diversos para se coletar informações dos membros. Por exemplo:
- Você tem interesse em participar de uma dinâmica de Minecraft?
- O que tem achado dos Coding Days?
- Quais devem ser as metas da Struct para o final do ano?
- Tem interesse em se candidatar a diretor em um semestre futuro?
#
Struct Talk
O acompanhamento pessoal é uma conversa franca realizada com cada membro com o objetivo de ouvir suas opiniões acerca da Struct e do seu papel nela. Para isso, é necessário criar perguntas focadas e diretas para extrair o máximo de informação possível para alcançar o objetivo que a empresa tem no momento, por exemplo, entender porque a sinergia ou a produtividade dos membros pode ser baixa. Essas perguntas podem variar de membro para membro e é interessante utilizar a visão geral obtida pelo S.P.A.C.E para criar perguntas mais pertinentes para o contexto atual da empresa. A seguir, estão algumas ideias gerais para as perguntas acompanhadas de alguns exemplos:
- Participação nas atividades da empresa
- O que fez na Struct nesse último mês?
- Se sente satisfeito com a sua participação deste mês nos projetos?
- Quais dificuldades você vem sentindo nos projetos que faz parte?
- Se sente satisfeito com a sua participação deste mês na diretoria?
- Está satisfeito com a sua diretoria? Gostaria de trocar?
- Motivação do membro para exercer as atividades da empresa
- Sente-se motivado a cumprir suas funções na empresa?
- Se sim, o que te motiva?
- Sente-se motivado a cumprir suas funções na empresa?
- Relação entre o membro e a empresa
- Sente que faz parte de um time na empresa?
- Problemas na vida pessoal/faculdade que podem estar afetando o desempenho na Struct
- Como está o andamento do seu semestre? Tem alguma matéria que está gostando mais? Tem alguma matéria que está dando mais dor de cabeça?
- Gostaria de solicitar uma semana de férias?
- Momento feedback, critica ou elogio
- Tem algum feedback positivo ou construtivo para algum membro?
- Da sua diretoria?
- De algum projeto que participou?
- Algum externo ao seu trabalho?
- Tem algum feedback positivo ou construtivo para algum membro?
#
Funcionamento
Primeiramente, divide-se os membros entrevistados entre os membros entrevistadores (os da diretoria). Então, uma pesquisa de disponibilidade é realizada com toda a Struct uma semana antes para marcar o horário do acompanhamento. Cada entrevista terá uma duração de 30 a 50 minutos (de acordo com a fluidez que o acompanhamento está tendo). Essas entrevistas ocorrem a cada dois meses e, para isso, todos os integrantes da GP se organizam para realizarem sozinhos ou em dupla. Se em dupla, um membro é responsável por fazer as perguntas enquanto o outro anota todos os pontos relevantes. As entrevistas podem ser realizadas tanto virtualmente quanto pessoalmente, desde que haja um diálogo verbal entre os envolvidos. Ao fim das entrevistas, a GP se reúne com o objetivo de debater os principais problemas observados e realizar planos para resolvê-los.
#
PDI
O Plano de Densenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação cujo foco é no desenvolvimento pessoal e/ou profissional. A partir do PDI, cria-se um roteiro para tornar possível o aprimoramento das competências individuais por meio de metas, estratégias e prazos. Na GP, a primeira vez em que o PDI é aplicado é quando o membro é efetivado na Stuct e o acompanhamento de sua evolução é feito a cada dois Struct Talks. Nesse sentido, a aplicação é realizada por meio de uma tabela, que pode ser feita tanto em uma folha avulsa quanto em uma tabela virtual, a qual está disponível no drive da GP em Gestão de Pessoas -> PDI -> Tabela PDI e deve ser salva no drive pessoal do participante para o preenchimento.
- Para salvar no drive pessoal: - Arquivo -> Fazer uma cópia -> Selecione a pasta “Meu drive” (precisa apertar no “selecionar” quando já estiver no local da pasta).
Na tabela existem várias divisões que auxiliarão no estabelecimento de objetivos e na identificação de pontos fracos e fortes. Sendo elas:
- Years Challenger
- Como você se imagina daqui a X anos?
- Dica: Pode ser em qualquer aspecto da sua vida: profissional, acadêmico, relacionamentos, moradia, sonhos, etc.
- Exemplo: Aprendendo inglês, aprendendo alguma hard skill/ soft skill, aprendendo a administrar melhor meu tempo.
- Duração para aplicação: Oito minutos.
- Colabora
- Quais ações/atitudes você faz hoje que colaboram para que aconteçam os seus planejamentos para daqui X anos ?
- Exemplo: Estudo quatro horas por dia, preencho um planner semanal.
- Duração para aplicação: Cinco minutos.
- Freia
- Quais ações/atitudes você faz hoje que impedem ou retardam os seus planejamentos para daqui X anos ?
- Exemplo: Não organizo meu tempo, não tenho prioridades bem definidas.
- Duração para aplicação: Cinco minutos.
- Objetivo
- Quais objetivos você planeja alcançar em 1 ano para ter a vida que você quer daqui a X anos ?
- Exemplo: Chegar no nivel intermediário do inglês, concluir 70% do meu curso.
- Duração para aplicação: Cinco minutos.
- Como
- Como você planeja alcançar cada um desses objetivos daqui 1 ano ?
- Dica: Se você escreveu cinco objetivos, você vai escrever cinco modos de realizar. Quanto mais específico, melhor.
- Exemplo: Quero aprender Inglês e para isso pretendo estudar ao menos três vezes por semana, ou 12 vezes no mês.
- Duração para aplicação: Oito minutos.
- Quando
- Determinar um prazo para concretizar as atividades que você planejou nos seus objetivos.
- Dica: Se você escreveu cinco objetivos, você vai escrever cinco prazos.
- Exemplo: Quero ler três livros por mês nesse 1 ano, daqui a três meses quero ler ao menos um livro por mês, daqui seis meses, dois livros e em nove meses chegar no meu objetivo. Ou até agosto, etc.
- Duração para aplicação: Cinco minutos.
A GP estabeleceu que a referência ideal do PDI seria de 5 anos por funcionar melhor em uma perspectiva de EJ.
#
Formulário de Feedback
Uma vez por mês um formulário anônimo de feedback é lançado no canal geral de forma a permitir que os membros tenham um espaço para realizar críticas e elogios aos membros fora do período do Struct Talk. Este formulário fica aberto e fixado no canal geral a todo momento, logo os membros podem enviar seus comentários a qualquer momento. Também é importante reforçar sua existência de tempos em tempos.
#
Mural de Feedback
Ao fim de todo o processo de acompanhamento (uma vez a cada dois meses), a GP se reúne para anotar todos os feedbacks recebidos em um mural que será posteriormente exibido para todos os membros. Neste mural, ocultamos o nome da pessoa que enviou o feedback e deixamos apenas o nome de quem recebeu e seus respectivos feedbacks. Em caso de um maior número de feedbacks no mês, o mural de feedbacks pode ser postado de maneira mensal. Os feedbacks contidos no mural são aqueles coletados no formulário de feedback anônimo e os repassados durante o Struct Talk. Idealmente, deve-se representar os feedbacks no mural exatamente como foram escritos/descritos. Contudo, caso algum feedback possua algum traço na escrita que deixe claro quem foi o autor, este poderá ser alterado levemente pela GP. Outro caso de alteração são as críticas ofensivas a alguém. Neste caso, a GP vai buscar transformar a crítica em construtiva tentando ao máximo manter a intenção original do autor. Por fim, o mural de feedback será publicado a cada dois meses no geral, podendo ser integrado ao newsletter da empresa.