# Entrada e Saída de um membro

Por
Jéssica
Publicado 2023-11-04

# Processo Seletivo

A organização do processo seletivo ocorre semestralmente, no qual a equipe de Gestão de Pessoas da Struct organiza e faz a seleção dos candidatos que serão aprovados para o Processo Trainee. Essa etapa é constituída de apresentações sobre a empresa, dinâmicas em grupo e entrevistas individuais, todos com seus critérios de avaliação bem definidos. As responsabilidades da GP envolvem a criação do formulário de interesse de participação na empresa júnior, a organização das apresentações, a criação das dinâmicas e as entrevistas de cada candidato.

# Processo de entrada de um membro

O processo de entrada de um membro na Struct tem duas etapas, sendo a primeira ligada ao CDT e a segunda ligada ao Selo EJ. Em ambas etapas, é nossa responsabilidade exigir a coleta e a assinatura de certos documentos. A primeira etapa consiste no cadastro dos membros no sistema de CDT para que estes recebam em seu histórico a Struct como atividade de extensão. Para concluir tal etapa, basta que os membros preencham e assinem os termos de compromisso e que um membro da GP envie o documento para o CDT. Este documento pode ser encontrado do drive da GP ou no link a seguir:

A segunda etapa se refere ao selo EJ, no qual o membro deve preencher e assinar o termo de adesão disponível no drive da diretoria. No começo de cada ano, este documento será necessário para nos validar como EJ.

# Processo de saída de um membro

O processo de desligamento de um membro é bem parecido com o processo de entrada na empresa. As três principais etapas são:

  • Termo de Desligamento do Membro;
  • Assinatura do Termo de Desligamento;
  • Acompanhamento do Membro.

# Termo de desligamento

O termo de desligamento é separado em duas partes, sendo elas:

  • Informações Técnicas;
  • Área de preenchimento do membro desligado.

Inicialmente, um membro da GP é responsável por mandar o termo de desligamento ao membro que está sendo desligado para que o preencha. O termo pode ser encontrado no Google Drive na pasta Gestão de Pessoas -> Documentos CDT -> Termos de desligamento.

Para preencher o termo de desligamento, é necessário que o membro a ser desligado preencha 4 campos:

  • "Com quais grupos comunitários teve contato?" No geral, a resposta para essa pergunta inclui membros da Struct, de outras empresas juniores, clientes e representantes de empresas contratadas pela struct, mas depende da experiência do membro ao longo do seu período na Struct.
  • "De que forma a participação em um projeto de extensão contribuiu na sua formação acadêmico-universitária?" Aqui é possível aprofundar-se nos aprendizados técnicos e interpessoais vivenciados na Struct, mas, em geral, inclui conhecimentos em desenvolvimento web full-stack, planejamento/execução/gerenciamento de projetos de software e habilidades gerenciais (geralmente associadas às diretorias das quais o membro fez parte).
  • "Participou de algum congresso, seminário, encontro, exposição de pôster etc. Relativo a extensão universitária? Se sim, fazer citação bibliográfica (nome, cidade, ano, etc.)" Caso o membro tenha participado de algum evento MEJ é possível citá-lo aqui.
  • "Teve alguma publicação relacionada ao projeto de extensão no qual trabalha? Se sim, fazer citação bibliográfica (autor; título; cidade; ano etc.)" Não há histórico de membros realizarem publicações acadêmicas atuando na Struct. Portanto, a não ser em casos extraordinários, a resposta aqui é não.

Após o preenchimento do termo, será necessária a transformação do tipo de arquivo para pdf para a assinatura.

# Assinatura do Termo de Desligamento

A assinatura do termo de desligamento é realizada através do ClickSign e nele usa-se o termo de desligamento em PDF. Os passos para o uso do ClickSign podem ser encontrados na página [Assinatura Digital](COLOCAR O LINK DEPOIS)

# Acompanhamento do Membro

Além do preenchimento e assinatura do termo de desligamento, o membro desligado é convidado para um acompanhamento de desligamento similar a um acompanhamento tradicional. A grande diferença é que nele perguntaremos ao membro a respeito de todo o seu período na empresa. Para ter acesso ao roteiro de desligamento, vá ao drive na pasta Gestão de Pessoas -> Acompanhamentos -> Acompanhamento-Desligamento.

Após o envio do pedido de desligamento pelo membro, este ainda deve prestar seus serviços à Struct por mais duas semanas. No entanto, a diretoria de Gestão de Pessoas pode optar por abster o membro para ser dispensado imediatamente.

# Contabilização de horas mensais para o CDT

No dia 20 de cada mês, é enviado um documento para o Centro de apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (ou CDT), que pertence ao Decanato de Extensão da UnB. Esse documento deve conter uma lista de frequência contabilizando o número de horas que cada membro da Struct trabalhou no período (dia 20 de um mês até dia 19 do seguinte). Tem como finalidade registrar oficialmente as horas trabalhadas dos membros da EJ como projeto de extensão dentro da universidade.

A contabilização deve ser feita utilizando o clockify e deve sempre considerar um período de trabalho de um mês a depender de quando foi documentado. Exemplo: Caso tenha sido preenchido no dia 18 do mês, deve-se contabilizar as horas do dia 18 do mês anterior até o dia 18 do mês corrente. Idealmente, este relatório deve ser enviado entre o dia 17 e o dia 20 a depender da disponibilidade dos membros na época.

Informações para envio, consultar a área do CDT. No drive, são salvos na pasta Lista de Frequência CDT.