# Dia da Cultura

Por
Jéssica
Publicado 2023-11-02

# Introdução

O Dia da Cultura é um evento organizado pela GP, cuja primeira ocorrência ocorreu no dia 16 de Julho de 2022, perto do estacionamento 7 do Parque da Cidade. No evento participaram 15 pessoas, sendo 10 membros e 5 pós-juniores.

# Objetivos

O objetivo do evento é apresentar aos participantes de maneira bem informal, a cultura da Struct e de Empresa Júnior em geral, mantendo o foco principalmente na nossa empresa. A forma de apresentar esses assuntos pode ser feita de diversas formas, como por exemplo: histórias e acontecimentos da empresa, MVV, mini-palestras e dinâmicas. Além do momento cultural, é reservado também um período livre para descontrair, por meio de práticas esportivas, jogos de cartas ou até conversas (nessa parte, a regra é não ter regras).

Foto dos membros da Struct reunidos.
Foto dos membros da Struct reunidos.

Foto dos membros da Struct durante uma paletra do Cubo, um piloto aposentado.
Foto dos membros da Struct durante uma paletra do Cubo, um piloto aposentado.

# Aplicação

  • 15:00 - Momento de chegada do pessoal no estacionamento 7, movemos para um local próximo do estacionamento, com grama e árvores em volta e estendemos os lençóis/cangas na grama.
  • 15:30 - Dinâmica quebra gelo, onde cada um pensou em alguma coisa que seja interessante para ela e comentou com a pessoa que estava do lado. Depois teve algumas rodadas onde o pessoal misturou e contou para outra pessoa aleatória a informação que uma pessoa da rodada anterior passou pra ela (essas pessoas não podem se repetir entre si).
  • 15:50 - MVV, apresentado pelo Gabriel Cruz, e palestra, apresentado pelo Cubo. Na palestra, o cubo falou como era o início da Struct até o período pré-pandemia.
  • 16:15 - Lanche, com bolinho ana maria, pringles, monster e picolé (tinha água para reabastecer as garrafas durante todo o evento).
  • 16:30 - Rascunho do hino onde escolhemos primeiramente algumas músicas, eleger a melhor para usar como base, a escolhida foi Lancinho, da Turma do Pagode. Depois, separou em 3 grupos para pensar na introdução, meio e refrão. Cada grupo escolhe uma pessoa para liderar. Os grupos passam 5 minutos para pensar em algumas ideias e o líder anota todas no caderno. Passado os 5 minutos, os grupos mudam de posição, menos o líder (o grupo da intro vai para o meio, que vai para o refrão, que vai para a intro, gerando uma estrutura cíclica). Depois de cada grupo ter passado em cada etapa, juntou todo mundo e os líderes comentaram sobre as ideias.
  • 16:55 - Sorteio das três camisas da antiga versão da Struct. Usou a dinâmica chamada Bang. Nessa dinâmica faz-se um círculo com todos os integrantes e uma pessoa no meio para ditar o fluxo do jogo (líder), a pessoa do centro roda e "atira" em uma pessoa aleatória do círculo. A pessoa que recebeu um tiro tem que abaixar e as duas pessoas do lado dela precisam atirar uma na outra, o eliminado é a pessoa mais lenta (tanto a pessoa que atira por último, quanto a pessoa que não abaixa a tempo). Essas etapas continuam até sobrarem duas pessoas, que fazem um faroeste diferente para disputar a camisa. O líder fala sobre 2 tipos diferentes (por exemplo: fruta e vegetal), e dita um para andar e outro para atirar, quando for a hora de atirar, a pessoa mais rápida no gatilho ganha a camiseta.
  • 17:20 - Horário livre, quando houve jogo de recorde (vôlei) e conversa.