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Aplicação no projeto
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Tratamento com o Cliente
Todo projeto envolve a entrega de um resultado final, que pode ser dividido em entregas parciais, para um cliente. Este por sua vez pode ser tanto um cliente externo quanto a própria Struct, contudo, independente de qual for o cliente, deve-se seguir os pontos:
- Respeito (comunicação não agressiva).
- Entrega dentro do prazo.
- Transparência com as etapas em desenvolvimento.
Recomenda-se ao início de projeto, que se estabeleça a forma como as informações, dúvidas e atualizações serão transmitidas para o cliente. Dentre eles incluem: qual meio de comunicação utilizar (chat por mensagem, email, etc); qual a frequência de reuniões de alinhamento (semanal, quinzenal, mensal); como os feedbacks serão recebidos; prazo de cada entrega; com qual intervalo e por onde serão repassados as atualizações.
O gerente tem a obrigação de cumprir esses requisitos durante todo o desenvolvimento do projeto a tanto a sua equipe quanto, através da intermediação do Acompanhador de Gerência, ao cliente.
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Iniciando o Projeto
Ao iniciar um projeto, o primeiro passo é analisar o contrato feito com o cliente e análise de requisitos feito na fase de diagnóstico do projeto. Neles estão informações importantes como o prazo do projeto (quando começa e quando termina), etapas e diagnósticos feitos pela equipe de comercial juntamente com a de projetos (backlog/módulos, fluxograma, diagrama do banco de dados, cronograma e planejamento). Além disso estão listados nossos direitos e deveres como empresa, e os direitos/deveres do cliente. É extremamente importante que o gerente saiba dessas cláusulas para ter noção de como se proteger e como oferecer as garantias, espera-se que o cliente faça a parte dele, então fica na responsabilidade do Gerente e Acompanhador cumprir com as garantias do lado da Struct.
Com as informações coletadas pelo diagnóstico do projeto, provavelmente já será possível a organização da equipe e do desenvolvimento. Porém, caso haja necessidade de alguma mudança, desde que não mude o tamanho do escopo do projeto, mostramos como é feito um backlog:
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Criando Backlog e gerenciamento em cada Sprint
A criação do Backlog está dependente da prototipação do projeto, este processo começa no diagnóstico a partir da equipe de comercial e de projetos e envolve, posteriormente, o figma feito pelo squad de design. Esta prototipaçao incipiente se deve ao fato de tentar esclarecer e definir o escopo do projeto para o cliente e para nossa equipe, escritos formalmente no contrato. Apesar de o ideal ser se manter no escopo definido no contrato, há a possibilidade de mudanças principalmente no momento de criação do design, mas deve se atentar ao máximo ao escopo definido no contrato, sem se estender muito.
Backlog: Nesta etapa o Gerente recolhe todas as tarefas que forma elaboradas no contrato, e organiza-as da forma como achar melhor para o desenvolvimento do projeto, alguns exemplos são:
- Agrupar as tarefas em categorias semelhantes como: Frontend, Backend, Banco de Dados etc.
- Dividir grandes tarefas em tarefas menores. Ex: Frontend do projeto pode ser dividido em páginas e componentes (dentro do frontend, foque em desenvolver primeiro os componentes que serão mais utilizados no serviço).
Nesta parte é importante criar as tarefas pensando no tempo que custará para ser desenvolvida. Geralmente trabalhamos em ciclos semanais, então é interessante criar as tarefas que serão feitas de forma que elas consigam ser concluidas num intervalo de uma semana (Divida as grandes tarefas que duram mais de uma semana em tarefas menores, ou atribua mais tarefas a um desenvolvedor caso essas tarefas sejam curtas e de para resolver em menos de uma semana).
Sprint Backlog: Depois de separar o Backlog, o objetivo agora é separar elas em sprints (grupo de tarefas/issues). Uma sprint pode durar entre uma semana ou mais e o resultado final dessa sprint deve ser uma versão estável (sem nenhum bug ou problema) do projeto. O gerente tem a decisão de ordenar por prioridade as sprints da forma como achar melhor para o projeto (decidir a ordem entre frontend, backend e bd).
Após esse processo, o gerente vai divulgar para a equipe a ordem de cada sprint abordar cada uma delas no decorrer da execução do projeto.
Dica: Caso o projeto tenha alguma funcionalidade ou precise de uma biblioteca ou framework que a empresa não trabalhou ainda, é importante reservar um período no início do projeto para a equipe pesquisar sobre a nova feature.
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Passando por problemas
Com o passar do desnvolvimento do projeto, pode ser que em algum momento ocorra algum problema a ser resolvido. Neste caso o seu TACO terá uma enorme importancia para a solução da situação e é importante que ele esteja em dia. A seguir estão os passos indicados para resolver o problema sem dores de cabeça excessivas:
- Transparência -> Identifique e entenda por completo o problema, quanto mais você esteja entendo da situação, mais fácil será para resolvê-la. Nessa etapa é importante identificar: onde, quando e como surgiu o problema; o grau de dificuldade e urgência ele possui; formas para resolver a problemática (pense também em solucionar o que causou o problema, não foque somente na daninha, corte ela pela raiz).
- Alinhamento -> Uma vez com o problema identificado, repasse a tarefa para alguém da equipe para resolver a situação, se for preciso, peça ajuda ao Acompanhador de Projeto para ele te auxiliar na melhor tomada de decisão.
- Comunicação -> Depois de alinhar a situação, o objetivo agora é comunicar os próximos passos para a equipe e para o cliente. A sua equipe precisa de toda a informação sobre para facilitar a resolução. Já o cliente precisa saber desses detalhes para passar uma relação de segurança, problemas são comum de acontecer, mas a forma como você mostra como a nossa empresa lida com ela que faz a diferença. Seja sempre claro e apresentando possíveis soluções.
- Organização -> Por fim, após o aval do cliente para a solução mais adequada. Deve-se gerenciar a equipe e o prazo para conseguir concluir o problema no prazo definido.