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Conhecendo os papeis de cada um no projeto
Por
Pedro Eduardo Cunha Ximenes
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Cliente
- O cliente representa as pontas do desenvolvimento do projeto. A ideia inicial surge a partir da necessidade dele e será ele quem receberá o produto final. Suas responsabilidades são: apresentar a ideia e seus feedbacks da maneira mais clara possível no decorrer do desenvolvimento; entregar os recursos essenciais para dar continuidade ao projeto (assets autorais, arquivos importantes e/ou base de dados do projeto, conteúdo para o site, etc); manter o pagamento do projeto em dia.
- Pode ocorrer do cliente não seguir alguns dos pontos citados acima, caso isso aconteça, recomenda-se que a Struct auxilie o cliente para seguir as responsabilidades ditas na medida do possível.
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Gerente
- De certa forma é interessante que a metodologia aplicada na gerência dê autonomia aos desenvolvedores, de forma que eles consigam ter liberdade para serem criativos e para exercerem um papel de autoliderança, porém, essa autonomia pode afetar negativamente o desempenho individual ou do coletivo. Dessa forma, o que pode ser feito para resolver a situação? São nesses casos que o gerente vem para resolver.
- O gerente é o maior responsável em manter a equipe nos trilhos, ele influencia diretamente no desempenho dos mesmos. As responsabilidades de um gerente são:
- Planejamento das tarefas, bem como as divisões de sprints e alocação de tarefas para cada desenvolvedor.
- 1° Revisão de PR, onde deve analisar se o código feito segue as regras de clean code e se segue fielmente a prototipação feita, assim como suas respectivas medidas/fontes etc.
- Srum Master: Deve liderar as reuniões entre a equipe e sempre buscar otimizar a forma como a reunião é tocada (ou seja, acrescentar ou descartar metodologias que impactam o projeto); resolver ou auxiliar na resolução de possíveis problemas que equipe esteja passando, sendo estes problemas pessoais ou coletivos.
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Desenvolvedores
- O principal papel dos desenvolvedores é execultar as issues do projeto, suas outras são responsabilidaddes são:
- Comunicar ao gerente quaisquer problemas ou situações encontradas que impactam o projeto.
- Contribuir na manuntenção da metodologia aplicada ao projeto, seja com sugestões de melhorias ou auxiliando o gerente nas execuções internas da metodologia.
O gerente deve sempre lembrar os desenvolvedores dessas responsabilidades no decorrer do desenvolvimento do projeto.
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Squads Auxiliares
- Os SQUADS existem para dar suporte em tarefas específicas que o projeto pode ter. Um exemplo desse caso é o SQUAD de Design, que contribui na prototipação do projeto, fazendo o Figma do site, app, ou sistema web.
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Acompanhador de gerente
- O acompanhador possui 2 trabalhos princiapais: PO (Project Owner) e suporte ao gerente. Das atribuições dada ao Acompanhador de Projetos são:
- PO: Ser o Product Owner do projeto, servindo como ponte entre o cliente e o gerente. Garantindo que o produto esteja sendo desenvolvido da maneira certa em toda etapa do processo e, principalmente, garantir a transparência do projeto e devida notificação ao cliente sobre a situação e progresso do mesmo através de reuniões periódicas, visualização de cronogramas, planejamentos etc.
- 2° Revisão de PR, onde irá verificar se a qualidade do código foi atendida e os testes de execução e deploy serão feitos (testes de produção). Caso o PR apresente alguma falha, ele deve voltar para etapa de desenvolvimento para corrigir o problema ou bug que esteja causando a falha.
- Fazer o redeploy, que é o deploy toda vez que uma sprint é concluida (quando a branch main é atualizada). Esse redeploy será utilizado para apresentar ao cliente as atualizações feitas no projeto.